Varizes

As varizes são veias tortuosas e dilatadas que ficam visíveis na pele. Motivo de grande incômodo estético, principalmente entre as mulheres, as varizes podem apresentar diferentes tamanhos, dor, inchaço e até feridas nos membros inferiores. Elas surgem devido ao enfraquecimento na parede das veias e por falhas no funcionamento das válvulas que existem dentro delas, que têm como objetivo impedir o acúmulo de sangue e dilatação.

Além de histórico na família, obesidade, tabagismo, sedentarismo, alterações hormonais e uso de pílulas anticoncepcionais são alguns dos fatores de risco para o aparecimento de varizes. Redobre a atenção, caso se encaixe em algum desses requisitos.

 

Principais sintomas
Fique atento e procure ajuda médica caso apresente os seguintes sintomas:
– Surgimento de vasinho avermelhados e azulados;
– Veias dilatadas e tortuosas que podem ser visíveis;
– Dores nas pernas, sensação de peso, cansaço, inchaço, queimação e câimbras;
– Sintomas mais intensos no final do dia;
– Alívio dos sintomas quando os membros inferiores ficam elevados.

 

Prevenção das varizes
É possível impedir a progressão das varizes através do uso de meia elástica (indicação médica), evitando ficar parado na mesma posição, tendo hábitos saudáveis, não usando muito salto alto e evitando métodos contraceptivos. É importante lembrar que quando existe tendência genética, as varizes não têm cura, mas podem ter o aparecimento retardado e seus sintomas amenizados.

 

Tratamento das varizes
O tratamento ideal para as varizes só pode ser escolhido após uma avaliação clínica especializada, que normalmente é complementada com uma ultrassonografia vascular (Doppler vascular ou Duplex scan). O tratamento pode incluir escleroterapia a laser ou convencional, uso de meia elástica, mudança de hábitos, uso de medicamentos e escleroterapia por espuma.